Nova Milano

A história de Nova Milano teve início em maio de 1875, quando, vindos da região de Milão, Itália, chegaram as três primeiras famílias de colonizadores. Os primeiros imigrantes enfrentaram uma serie de dificuldades ao chegar ao Rio Grande do Sul. As terras mais próximas aos rios e vales já estavam ocupadas por alemães, obrigando aos colonizadores que subissem mais ao alto da serra, em regiões previamente pouco exploradas.
A localidade onde se instalaram os pioneiros ficou conhecida como Barracão, referência ao local onde foram alojados. Posteriormente o local passou a se chamar Nova Milano, em homenagem ao local de origem (
Milão, ou Milano em italiano). Os imigrantes, distribuídos em suas colônias iniciam o trabalho de derrubada da mata, para dar lugar às áreas de plantação e de habitação. Quando chegavam, os colonizadores recebiam utensílios para a derrubada da mata e para a plantação, como também recebiam auxílio alimentar, suficiente para que atingissem a primeira colheita o que, em regra, não durava mais que dezoito meses.
Os patriarcas das três primeiras famílias a chegar em Nova Milano eram Luigi Sperafico, Tomaso Radaelli e Estevão Crippa. Quase todas as outras 110 famílias de italianos que chegaram a
Farroupilha nesta época foram logo transferidas para povoar primeiro o Campo dos Bugres (atual Caxias do Sul), a sede da colônia. Somente as famílias Sperafico, Radaelli e Crippa ficaram. Comprando colônias de 24 hectares, cada um foi parar em uma localidade e prosperou de maneira diferente. Radaelli ficou plantando em Nova Milano, Crippa foi para o Travessão Milanês (localidade hoje conhecida como "Amizade") e Sperafico instalou-se em São Miguel.

Entre os anos de 1885 e 1886, na Colônia Sertorina (parte do atual território farroupilhense), situada entre Linha Palmeiro (Bento Gonçalves) e a 1ª e 2ª Léguas (Caxias do Sul) foi construída uma comunidade formada por imigrantes italianos, trentinos e trevisanos. A localidade onde atualmente é o bairro Nova Vicenza, tomou o nome de Linha Vicenza, posteriormente Nova Vicenza, paróquia de São Vicente.
Enquanto isso, Nova Milano, situada fora da Colônia Sertorina também progredia. Já era 3º distrito de
Caxias do Sul, tinha cartório, padre, igreja, sub-intendente e a atividade econômica principal era a agricultura.
Por Eloy Setti, Curitiba - PR